Esclarecimentos de utilidade publica III

Doenças Hepáticas relacionadas com o consumo de bebidas alcoólicas

A doença hepática produzida pelo álcool define-se como a lesão do fígado causada pela ingestão excessiva de álcool. Em geral, a quantidade de álcool consumido (quanto e com que frequência) determina a probabilidade e a importância da lesão hepática. As mulheres são mais vulneráveis a desenvolver alterações no fígado que os homens.

Os homens que bebem durante anos, a lesão produz-se com quantidades de bebidas alcoólicas consumidas diariamente tão reduzidas como 50 mililitros de álcool (500 ml de vinho, 1000 ml de cerveja, ou 150 ml de whisky). Contudo, o volume de álcool necessário para lesar o fígado varia de pessoa para pessoa.

O álcool pode provocar três tipos de lesões hepáticas: a acumulação de gordura (fígado gordo), a inflamação (hepatite alcoólica) e o aparecimento de cicatrizes (cirrose).

Sintomas e diagnóstico

Em geral, os sintomas dependem da relação entre a duração do hábito e a quantidade de álcool que é consumida. Os grande bebedores desenvolvem os primeiros sintomas até aos 30 anos e os problemas graves costumam aparecer até aos 40. Nos homens, o álcool pode produzir efeitos semelhantes aos provocados por uma situação de excesso de estrogénios e pouca testosterona, resultando na diminuição de tamanho dos testículos e aumento do volume das mamas.

O único tratamento para a doença hepática produzida pelo álcool consiste em abandonar totalmente o seu consumo. Isto pode ser muito difícil em muitos casos e a maioria das pessoas precisa de participar num programa formal para deixar de beber, como por exemplo o dos Alcoólicos Anónimos.

Conclusões:

O facto das mulheres serem mais vulneráveis a estas doenças, comprova que a opção da patroa conduzir nos dias de festa é totalmente acertada ... é que se algum tem que se emborrachar, ao menos que seja aquele que cujo figado está preparado para ser barbaramente agredido!!!

A correlação entre a cirrose e o tamanho os tarecos, explica a forma quase ciêntifica com que o Mingos abserva as pirocas alheias ... tudo em nome da ciência!

Quanto ao unico tratamento que produz resultados: o abandono do consumo de pinga ... resta-nos dizer ao médico: bocê é um crente!!!

Por fim, nesta matéria, atrevo-me a perguntar qual o bifana que está à partida fora do grupo de risco deste tipo de doenças???

Sem comentários: