De volta ao Caminho de Santiago – Aventura Vitalis 2009


Trajecto: Porto – Santiago – Cabo Finisterra
1º Dia: Porto-Cerveira

Partimos de Leça do Balio, das instalações da Unicer, tendo percorrido o Caminho Português até P.Lima (por Barcelos), onde paramos para almoçar nos Telhadinhos (as famosas "fodinhas" …). A seguir a P. Lima, seguimos pelo caminho até ao alto de Romarigães. onde tomamos rumo a Vila Nova de Cerveira, tendo para isso que atravessar a Serra D'Arga.

Total 116 kms

Média 16,2 kms/h
Ascending 1.800 m

 

2º Dia: Cerveira-Pontevedra

Partimos de Cerveira, passando o rio Minho pela nova travessia, tomando o rumo de Baiona, pela serra, com cerca de 10 kms sempre a subir, tendo que ultrapassar algumas subidas com inclinação de 20%. Vale a pena enfrentar a extrema dureza do trajecto, pela beleza do trajecto a partir do momento que se atinge o planalto (até Baiona foram 55 Km com cerca de 1200 acumulado). Depois de almoçar em Baiona, seguimos para Vigo, onde apanhamos o Ferry para Moanã, onde voltamos à estrada para fazer a ligação a Pontevedra, sempre por monte, tendo uma vez mais uma perspectiva deslumbrante das rias baixas.

Total 107 kms

Média de 15,8 kms/h 
Ascending 1.900 m.

3º Dia: Pontevedra-Santiago

Voltamos ao chamado caminho português, para percorrer os derradeiros 70 kms até Santiago, com passagem por Caldas de Rey e Padron, onde uma vez mais almoçamos na tasca de sempre, petiscando o melhor das tapas à galega: pulpo, pimento, calamares … e um ribeiro bem fresquinho!!!

 

Total 70 kms
Ascending 900 m

4º Dia: Santiago-Finisterra

Por razões profissionais, tive que antecipar o regresso a Lisboa, não tendo participado nesta última etapa, que terminou com um soberbo banho de mar no Cabo Finisterra! Ficam os numeros do dia ...

Total 96 kms
Ascending 1900 ascending
Desafio os Bifanas a percorrerem este trajecto que é absolutamente maravilhoso, nos mesmos moldes em que foi concebida esta edição: low-coast! Para ficaram com uma ideia, a noite em Cerveira, com jantar e pequeno almoço ficou por 32€ ...  

Sem comentários: